Prezadas/os Leitoras/es,

 

É com imensa satisfação que essa editoria apresenta o novo número da Revista da ABPN – Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, o DOSSIÊ TEMÁTICO “10 ANOS DO NEABI DA UENF: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E OUTRAS POSSIBILIDADES NO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL”, v. 14 n. 39 – maio 2022.  

Este número, objetivou a difusão de experiências e vivências desde a criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, ampliando as publicações que sirvam de materiais de estudo e pesquisas que abordem a temáticas das relações étnico-raciais, além daquelas produzidas com o diálogo com o NEABI/UENF.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI) se insere em uma rede de articulação nacional de NEABs ou chamada Consórcio de NEABs composta por cerca de 130 núcleos localizados em instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil. Tal núcleo, objetiva o incentivo aos estudos sobre a história das populações negras e indígenas, contribuindo com a aplicação do Art. 26-A da LDB 9394/1996 que prevê a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino públicos e privados.

Tal número também conta com os artigos de fluxo contínuo, que abordam temáticas diversificadas no âmbito das relações étnico-raciais.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, ao Conselho Editorial, ao Conselho Consultivo, à Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação desse número e que tornaram factível sua continuidade. Boa leitura!

 

Modupé!

Published: 2022-05-31

PRESENTATION

Anna M. Canavarro Benite, Vara Rodrigues, Mércia Otaviana Barbosa de Sá, José Antonio Novaes da Silva

1-2

PREFÁCIO

Sérgio Arruda de Moura, Marcelo Carlos Gantos, Rodrigo da Costa Caetano

4-5

DEZ ANOS DO NEABI DA UENF: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E OUTRAS POSSIBILIDADES NO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL

Maria Clareth Goncalves Reis, Lilian Sagio Cezar, Waldelilo Santos de Melo, Eduardo Quintana

5-17

SAMBA DOES NOT HAVE A SINGLE NOTE: LEARNING FROM SAMBA

Otair Fernandes Oliveira, Giovane Nascimento, Cléa Leopoldina Moraes Almeida

45-71

TEACHER TRAINING AND CHILDREN'S LITERATURE: INTERVENTIONS AND RESEARCH OF THE LITERÊTURA GROUP

Débora Cristina de Araujo, Sonia Dalva Pereira da Silva, Daniela dos Santos Alacrino, Amanda Ribeiro de Almeida

99-124

CHILDREN'S LITERATURE AND ANTIRACIST REFLECTIONS IN EARLY CHILDHOOD

Samara da Rosa Costa, Sara da Silva Pereira, Lucimar Rosa Dias

125-139

THE BLACK FEMALE POETICS IN CHILDREN AND YOUTH LITERATURE: ART AND LIFE

Ester Mascarenhas dos Santos, Maria Clareth Gonçalves Reis

172-194

ETHNO-RACIAL RELATIONS IN ACADEMIC RESEARCH ON ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO

Waldelilo Santos de Melo, Maria Clareth Gonçalves Reis, Silvia Martinez

220-250

VIEWS AFRICA-BRAZIL AND NEABI/UENF: (RE)EDUCING FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS

Vera Lúcia Vasconcelos, Samara Moço Azevedo, Sérgio Arruda de Moura

295-312

BETWEEN KNOWLEDGE AND SECRET: AN INSIDER NARRATIVES ABOUT BEING THE SAINT AND RESEARCHING CANDOMBLÉS

Ronan da Silva Parreira Gaia, Fabio Scorsolini-Comin, Patrício Carneiro Araújo

411-433

CURLY HAIR, TRESSES AND BLACK POWER: REFLECTIONS ABOUT ILLNESS OF BLACK WOMAN, SELF-ESTEEM AND EMPOWERMENT

Leticia Ambrosio, Leticia Gomes Fonseca, Alice Bispo Fernandes de Andrade, Dandara Pereira Sousa, Carla Regina Silva

453-477

THE OLD PATHS IN THE SOLITUDE OF THE BLACK WOMAN

Eliaidina Wagna Oliveira da Silva, Bárbara Sten, Karian de Oliveira Lima, Karian de Oliveira Lima, Alba Janes Santos Lima

522-545