OLHARES ÁFRICA-BRASIL E NEABI/UENF: (RE) EDUCANDO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Criado em 2012, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, representa um marco na aproximação entre a universidade e a sociedade no município de Campos dos Goytacazes-RJ. Desde sua fundação, o NEABI esteve também em constante diálogo com outras instituições, com destaque aqui para o Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert - ISEPAM, através do projeto OLHARES África-Brasil. Acreditando na importante tarefa que a escola tem no combate ao racismo e na (re)educação das relações étnico-raciais, o OLHARES e o NEABI atuam com base em alguns dispositivos legais, sobretudo a Lei 10.639/2003. Desse modo, este trabalho busca relatar a trajetória dessa parceria, que acabou criando metodologias de abordagem para a luta antirracista.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).