Prezadas/os Leitoras/es,

 

É com imensa satisfação que essa editoria apresenta o novo número da Revista da ABPN – Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, o DOSSIÊ TEMÁTICO “10 ANOS DO NEABI DA UENF: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E OUTRAS POSSIBILIDADES NO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL”, v. 14 n. 39 – maio 2022.  

Este número, objetivou a difusão de experiências e vivências desde a criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, ampliando as publicações que sirvam de materiais de estudo e pesquisas que abordem a temáticas das relações étnico-raciais, além daquelas produzidas com o diálogo com o NEABI/UENF.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI) se insere em uma rede de articulação nacional de NEABs ou chamada Consórcio de NEABs composta por cerca de 130 núcleos localizados em instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil. Tal núcleo, objetiva o incentivo aos estudos sobre a história das populações negras e indígenas, contribuindo com a aplicação do Art. 26-A da LDB 9394/1996 que prevê a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino públicos e privados.

Tal número também conta com os artigos de fluxo contínuo, que abordam temáticas diversificadas no âmbito das relações étnico-raciais.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, ao Conselho Editorial, ao Conselho Consultivo, à Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação desse número e que tornaram factível sua continuidade. Boa leitura!

 

Modupé!

Publicado: 2022-05-31

APRESENTAÇÃO

Anna M. Canavarro Benite, Vara Rodrigues, Mércia Otaviana Barbosa de Sá, José Antonio Novaes da Silva

1-2

PREFÁCIO

Sérgio Arruda de Moura, Marcelo Carlos Gantos, Rodrigo da Costa Caetano

4-5

DEZ ANOS DO NEABI DA UENF: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E OUTRAS POSSIBILIDADES NO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL

Maria Clareth Goncalves Reis, Lilian Sagio Cezar, Waldelilo Santos de Melo, Eduardo Quintana

5-17

O SAMBA NÃO TEM UMA NOTA SÓ: APRENDENDO COM O SAMBA

Otair Fernandes Oliveira, Giovane Nascimento, Cléa Leopoldina Moraes Almeida

45-71

FORMAÇÃO DOCENTE E LITERATURA INFANTIL: INTERVENÇÕES E PESQUISAS DO LITERÊTURA

Débora Cristina de Araujo, Sonia Dalva Pereira da Silva, Daniela dos Santos Alacrino, Amanda Ribeiro de Almeida

99-124

LITERATURA INFANTIL E REFLEXÕES ANTIRRACISTAS NO COTIDIANO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Samara da Rosa Costa, Sara da Silva Pereira, Lucimar Rosa Dias

125-139

A POÉTICA FEMININA NEGRA NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ARTE E VIDA

Ester Mascarenhas dos Santos, Maria Clareth Gonçalves Reis

172-194

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE ANGRA DOS REIS, RJ

Waldelilo Santos de Melo, Maria Clareth Gonçalves Reis, Silvia Martinez

220-250

OLHARES ÁFRICA-BRASIL E NEABI/UENF: (RE) EDUCANDO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Vera Lúcia Vasconcelos, Samara Moço Azevedo, Sérgio Arruda de Moura

295-312

NOS LAÇOS DA REPRESENTATIVIDADE COM A EQUIPE ENCRESCAMPOS: NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE UM MOVIMENTO SOCIAL

Adriana Pereira Santiago, Eliedima Pires Duarte, Marwyn Soares de Souza

343-350

REDE DE CONVERSAS: O NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DA UENF DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Samara Moço Azevedo, Waldelilo Santos de Melo, Lucas dos Santos da Silva

384-404

III ANIVERSÁRIO DO NEABI: ENTREVISTA COM NOINHA DO JONGO

Maria Stella de Freitas Tó da Silva

405-410

ENTRE OS SABERES E O SEGREDO: NARRATIVAS INSIDERS SOBRE SER DO SANTO E PESQUISAR OS CANDOMBLÉS

Ronan da Silva Parreira Gaia, Fabio Scorsolini-Comin, Patrício Carneiro Araújo

411-433

CABELOS CRESPOS, TRANÇAS E BLACK POWER: REFLEXÕES SOBRE O ADOECIMENTO DE MULHERES NEGRAS, AUTOESTIMA E EMPODERAMENTO

Leticia Ambrosio, Leticia Gomes Fonseca, Alice Bispo Fernandes de Andrade, Dandara Pereira Sousa, Carla Regina Silva

453-477

POLÍTICA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA: PROBLEMATIZAÇÕES DECOLONIAIS RACIALIZADAS SOBRE O MONOLINGUISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Priscila Borges da Cunha, Mariana Fernandes dos Santos, Andreia Cristina Freitas Barreto

478-499

O PACTO NARCÍSICO DA BRANQUITUDE EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS

Daniela Silva Costa Campos, Rosemberg Ferracini

500-521

OS VELHOS CAMINHOS NA SOLIDÃO DA MULHER NEGRA

Eliaidina Wagna Oliveira da Silva, Bárbara Sten, Karian de Oliveira Lima, Karian de Oliveira Lima, Alba Janes Santos Lima

522-545

O SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NA UEFS: UMA NARRATIVA SOBRE OS 10 ANOS

Ana Maria Carvalho dos Santos, Cintia Souza Machado Ferreira

610-635