POLÍTICA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA: PROBLEMATIZAÇÕES DECOLONIAIS RACIALIZADAS SOBRE O MONOLINGUISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nesse trabalho temos por finalidade (re)discutir a concepção monolíngue no Ensino de Língua Portuguesa, a partir de referenciais decoloniais. No desenvolvimento dessa discussão mobilizamos o estudo de abordagem qualitativa, na modalidade bibliográfica por meio de revisão de literatura e de projetos de curso de Letras. A mobilização teórica está embasada no aporte selecionado a respeito de Política Linguística, Educação Linguística, Monolinguismo e Referenciais decoloniais racializados para o ensino de língua portuguesa, a partir das postulações de Lagares (2018), hooks (2013), Petit (2015), Moita Lopes (2013), Monteagudo (2012), Rajagopalan (2013), Nascimento (2019), Santos (2020), Mignolo (2003), Zolin-Vesz; Jesus (2017) entre outras/outros. As discussões apontam para a necessidade de se (re)posicionar a formação docente e ensino de língua portuguesa por meio de uma concepção de língua que contemple a diversidade étnico-racial e os diferentes repertórios linguísticos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).