POLÍTICA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA: PROBLEMATIZAÇÕES DECOLONIAIS RACIALIZADAS SOBRE O MONOLINGUISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE

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Priscila Borges da Cunha
Mariana Fernandes dos Santos
Andreia Cristina Freitas Barreto

Resumo

Nesse trabalho temos por finalidade (re)discutir a concepção monolíngue no Ensino de Língua Portuguesa, a partir de referenciais decoloniais. No desenvolvimento dessa discussão mobilizamos o estudo de abordagem qualitativa, na modalidade bibliográfica por meio de revisão de literatura e de projetos de curso de Letras. A mobilização teórica está embasada no aporte selecionado a respeito de Política Linguística, Educação Linguística, Monolinguismo e Referenciais decoloniais racializados para o ensino de língua portuguesa, a partir das postulações de Lagares (2018), hooks (2013), Petit (2015), Moita Lopes (2013), Monteagudo (2012), Rajagopalan (2013), Nascimento (2019), Santos (2020), Mignolo (2003), Zolin-Vesz; Jesus (2017) entre outras/outros. As discussões apontam para a necessidade de se (re)posicionar a formação docente e ensino de língua portuguesa por meio de uma concepção de língua que contemple a diversidade étnico-racial e os diferentes repertórios linguísticos.

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Como Citar
Cunha, P. B. da, dos Santos, M. F., & Barreto, A. C. F. (2022). POLÍTICA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA: PROBLEMATIZAÇÕES DECOLONIAIS RACIALIZADAS SOBRE O MONOLINGUISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 478–499. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1289
Seção
Artigos