AÇÃO AFIRMATIVA NA UERJ, DESAFIANDO AS "COTAS RACIAIS": RELATO DE EXPERIÊNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente relato de experiência abordará o processo de institucionalização das políticas de ação afirmativa, no Rio de Janeiro e, a efetivação de procedimentos para o acesso e permanência de estudantes ingressantes por reversa de vagas, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde as primeiras leis, o primeiro vestibular, em 2003, até os dias atuais. Será demonstrado no decorrer do relato a eficácia e vicissitudes de tais políticas. Para quem compreende a complexidade que envolve a escolarização de forma ampla e, o acesso e permanência no ensino superior na sociedade brasileira, para a população afro-brasileira, em particular, fica o convite para a leitura do Dossiê Temático da Revista da ABPN “10 anos do NEABI da UENF: produção de conhecimentos e outras possibilidades no combate ao racismo estrutural”.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).