O SAMBA NÃO TEM UMA NOTA SÓ: APRENDENDO COM O SAMBA

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Otair Fernandes Oliveira
Giovane Nascimento
Cléa Leopoldina Moraes Almeida

Resumo

O propósito principal deste artigo é promover reflexões sobre a importância do samba como instrumento didático-pedagógico no âmbito de uma educação para as relações étnico-raciais e para o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, preconizada pela Lei 10.639/2003 e suas diretrizes curriculares nacionais, de forma a ressaltar aspectos relevantes do samba como cultura negra e diaspórica. Para tanto, apresentamos o samba como cultura de resistência e afirmação social dos negros na sociedade brasileira, para além de gênero musical, no contexto das práticas culturais diaspóricas com características comuns a outras músicas negras, além de contemplar a importância do protagonismo das mulheres, como parte do processo de reprodução dos ensinamentos e valores que se fazem presentes através da oralidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, O. F., Nascimento, G., & Almeida, C. L. M. (2022). O SAMBA NÃO TEM UMA NOTA SÓ: APRENDENDO COM O SAMBA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 45–71. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1381
Seção
Dossiê Temático