PERCURSO FORMATIVO DE UMA INTELECTUAL NEGRA A PARTIR DO NEABI (UENF)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir da narrativa em primeira pessoa, abordo questões referentes ao processo formativo de uma intelectual negra em uma perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais. Este texto é fruto das minhas experiências profissionais e acadêmicas, assim como dos esforços coletivos para a elaboração do dossiê 10 anos do NEABI-UENF. O objetivo é ressaltar as possibilidades e os desafios de uma educação antirracista a partir da implementação da Lei n.o 10.639/2003 nas instituições de ensino brasileiras. Para tanto, problematizo as assimetrias geradas pelo racismo e pelo sexismo em nossa sociedade; e a consolidação de ferramentas e práticas educativas colaborativas que apontam para outras formas de pensar e produzir conhecimentos sobre o mundo social. Tal debate coloca a necessidade de um compromisso ético-político com a luta antirracista e antissexista pela sociedade como um todo.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).