PERCURSO FORMATIVO DE UMA INTELECTUAL NEGRA A PARTIR DO NEABI (UENF)

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Viviane Ramiro da Silva Martins

Resumo

A partir da narrativa em primeira pessoa, abordo questões referentes ao processo formativo de uma intelectual negra em uma perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais. Este texto é fruto das minhas experiências profissionais e acadêmicas, assim como dos esforços coletivos para a elaboração do dossiê 10 anos do NEABI-UENF.  O objetivo é ressaltar as possibilidades e os desafios de uma educação antirracista a partir da implementação da Lei n.o 10.639/2003 nas instituições de ensino brasileiras. Para tanto, problematizo as assimetrias geradas pelo racismo e pelo sexismo em nossa sociedade; e a consolidação de ferramentas e práticas educativas colaborativas que apontam para outras formas de pensar e produzir conhecimentos sobre o mundo social. Tal debate coloca a necessidade de um compromisso ético-político com a luta antirracista e antissexista pela sociedade como um todo.

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Como Citar
Martins, V. R. da S. (2022). PERCURSO FORMATIVO DE UMA INTELECTUAL NEGRA A PARTIR DO NEABI (UENF). Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 195–219. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1388
Seção
Dossiê Temático