LITERATURA INFANTIL E REFLEXÕES ANTIRRACISTAS NO COTIDIANO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

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Samara da Rosa Costa
Sara da Silva Pereira
Lucimar Rosa Dias

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre práticas antirracistas por meio da apresentação de artefatos culturais africanos e afro-brasileiros para crianças da Educação Infantil, apontando o livro como um importante artefato que possibilita este trabalho. A discussão acerca de literatura infantil, que apresente qualidade estético-literária a partir da representação da diversidade étnico-racial brasileira de forma positiva, tem aporte teórico em autoras como: Araújo (2020), Debus (2017), Pereira (2019), dentre outros (as). Ao discutirmos a literatura como um artefato cultural pode-se afirmar que ela fortalece um ambiente antirracista contribuindo para que crianças negras se percebam representadas, elevando a autoestima e para que as crianças brancas reconheçam e valorizem a diferença, rompendo com as estruturas da branquitude normativa.

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Como Citar
Costa, S. da R., Pereira, S. da S., & Dias, L. R. (2022). LITERATURA INFANTIL E REFLEXÕES ANTIRRACISTAS NO COTIDIANO DA PRIMEIRA INFÂNCIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 125–139. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1384
Seção
Dossiê Temático