OS COLETIVOS DE ESTUDANTES NEGROS/AS E A LUTA CONTRA AS HEGEMONIAS DO SABER NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

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Lia Keller Ferreira da Costa

Resumo

Neste artigo, será apresentada uma reflexão sobre a relação entre o surgimento dos Coletivos de Estudantes Negros/as nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro e o atravessamento dessas instituições por outras formas de percepção sobre as formações profissional e científica. Esses Coletivos têm construído estratégias de disseminação de epistemologias construídas a partir das experiências negras sobre a vida, promovendo uma interlocução entre estas e outros saberes consolidados hegemonicamente nas universidades. Esse artigo foi construído a partir de dados da pesquisa de dissertação da autora, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), de título “Os Coletivos de Estudantes Negros/as das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro e o Combate ao Racismo Epistemológico”.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, L. K. F. da. (2022). OS COLETIVOS DE ESTUDANTES NEGROS/AS E A LUTA CONTRA AS HEGEMONIAS DO SABER NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 251–271. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1390
Seção
Dossiê Temático