AÇÕES AFIRMATIVAS, LEI DE COTAS E PERMANÊNCIA DE INDÍGENAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Suliete Gervásio Monteiro

Resumo

O relato é fruto da conferência proferida pela pesquisadora-indígena Suliete Gervásio Monteiro, no XI Aniversário do NEABI-UENF (de 03 à 10/11/2021). Traz a sua experiência a partir de suas vivências na Universidade de Brasília (UnB) e de sua trajetória formativa em escola indígena. A autora apresenta os desafios enfrentados tanto para o acesso como para a sua permanência nesta universidade pública: os preconceitos, falta de incentivo e acesso a outras políticas públicas diante das demandas específicas dos povos indígenas e populações tradicionais. Apesar da importância das políticas de reparação e acesso às cotas étnico-raciais nas universidades, o texto permite refletir sobre os desafios e potencialidades da presença de estudantes indígenas, das trocas de conhecimentos e enfrentamento ao racismo estrutural na arena educacional e política.

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Como Citar
Monteiro, S. G. (2022). AÇÕES AFIRMATIVAS, LEI DE COTAS E PERMANÊNCIA DE INDÍGENAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 351–358. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1397
Seção
Dossiê Temático