INFÂNCIA AFRODESCENDENTE / INFÂNCIA DE TERREIRO: VIVÊNCIA E ESCUTA SENSÍVEL COMO POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO

Conteúdo do artigo principal

Eduardo Quintana
Jaqueline de Fatima Ribeiro

Resumo

O artigo é resultado da palestra intitulada “Infância em Terreiro”, ministrada pelos autores, como parte do Evento Rede de Conversas, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (NEABI/ UENF), realizado no mês de outubro de 2020, por videoconferência. No texto procuramos abordar os conceitos de vivência em Vigotski, e de escuta sensível, segundo a experiência de Reggio Emillia como contribuição relevante para o campo da Educação e das Relações Étnicas e, para o campo da infância, em sentido mais amplo, apontando diferentes possibilidades metodológicas que ampliam o diálogo com a criança afrodescendente / criança de Terreiro com a escola.

Detalhes do artigo

Como Citar
Quintana, E., & Ribeiro, J. de F. (2022). INFÂNCIA AFRODESCENDENTE / INFÂNCIA DE TERREIRO: VIVÊNCIA E ESCUTA SENSÍVEL COMO POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 140–155. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1385
Seção
Dossiê Temático