A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

Chamada pública para organização de dossiê - 2023

2023-04-26

A Revista da ABPN torna público o Edital de seleção de proposição de organização de dossiês temáticos. O objeto deste edital é a seleção de propostas de organização de dossiê temático para a Revista da ABPN. Este edital prevê a seleção inicial dos temas de dossiês, para em seguida, uma vez aprovadas as propostas, a Revista realizar a chamada aberta para a recepção de artigos. 

Prazo de envio das propostas: 16 de maio de 2023,

Nome dos/as organizadores/as, titulação, filiação institucional e contato (e- mail, telefone, link atualizado do Currículo Lattes ou do curriculum vitae para estrangeiras/os);
No máximo 2 páginas; Fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5; margens 2,5cm;
Arquivo em formatos Word e PDF.

 exclusivamente pelo e-mail: revistaabpn.adm@abpn.org.br

Chamada pública para organização de dossiê - 2023

v. 17 n. Edição Especial (2023): v. 17 n. Edição Especial (2023): Revista da ABPN | Novembro - 2023 | CADERNO TEMÁTICO "FILOSOFIAS AFRICANAS E SEU ENSINO"

Olá! Receba a mais nova edição da Revista ABPN - Edição Novembro 2023. O foco dado aos textos sobre o ensino de filosofia africana.

Compreendida como plural, deveria ter uma relevância em nossas universidades, especialmente por termos uma população negra que compõe a maioria no Brasil. Outras epistemologias e ontologias para além das ocidentais, particularmente as africanas, construindo dessa forma, perspectivas educacionais antirracistas, diversas, inclusivas.

Tópicos temáticos:

>  Etnofilosofia de Placide Tempels, John Mbiti, Alexis Kagame, e da crítica a ela com o Paulin Hontoundji, Kwasi Wiredu, Marcien Towa;

>  Afrocentricidade sob a ótica de Molefi Asante, Cheikh Anta Diop e Dubois;

> O Ubuntuísmo de Mogobe Ramose, Bas’Ilele Malomalo;

> A Filosofia da Sagacidade com Odera Oruka e José Paulino Castiano.

> As questões políticas de Frantz Fanon, Severino Ngoenha, Achille Mbembe

> As questões de identidade de gênero com Oyèrónkẹ Oyèwùmí, Ifi Amadiume, Sobonfu Somé.

Além das reflexões acerca dessas abordagens no pensamento afrodiaspórico no Brasil, contribuindo para fundamentação teórica de estudos e de pesquisas, principalmente aquelas dedicadas às culturas africanas e afro-brasileiras.

Importante pontuar que a Área Científica Filosofia Africana e Afrodiaspórica da ABPN tem realizado importantes interlocuções apresentado importantes contribuições, abrindo colaborações com o Instituto de Filosofia Africana no Brasil, em processo de criação, além de interlocuções com a ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Filosofia), por meio do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana, o GT 21 - Educação e Diversidade Étnico-racial da ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), e diálogos com filósofas e filósofos africanas e africanos, dentre tantas outras interlocuções com África e sua Diáspora.

Organizado por Luis Thiago Freire Dantas, Adilbênia Freire Machado, Julvan Moreira de Oliveira e Sandra Haydée Petit, que atuaram como editores associados neste número, gostaríamos de agradecê-las e agradecê-los profundamente, saudando também por ser um dossiê organizado em estreita relação com a área científica de filosofia africana e afrodiaspórica da ABPN.

O referido Dossiê  Temático contou com o Conselho Editorial formado por Paulo Vinicius Baptista Silva (UFPR), Delton Aparecido Felipe (UEM/PR), Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (NEAB/UFPR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Alan Alves Brito (UFRGS)Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Irineia Lina Cesario (UCB/Brasília), Luciane Ribeiro Dias Gonçalves ( UFU) , Túlio Henrique Pereira (URCA/CE).

 

Saudamos toda equipe organizadora, a equipe de  pareceristas e às autoras e autores dos artigos que seguem por levar a termo tarefa de tamanha importância para a ABPN. Reforçando a relevância do sentido de comunidade tão caro para as culturas ancestrais, segue aqui o resultado da atuação de intelectuais da comunidade acadêmica negra contemporânea em sua potência criativa e perspicácia.

Boa leitura!

Publicado: 2023-12-06

Aprendendo e Ensinando com Filosofias Africanas

Luis Thiago Freire Dantas, Adilbênia Freire Machado, Julvan Moreira de Oliveira, Sandra Haydée Petit

8-16

O PENSAR EM ÁFRICA - o ensino de uma disciplina como guia ofertada a neófitos em filosofia africana

Julvan Moreira de Oliveira, Jussara Alves da Silva, Kelly de Lima Farias

AFROCENTRICIDADE: BASES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS AFRICANAS E AFRO-DIASPÓRICAS PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Lívia Torquato Ventura Canuto, Nanny Zuluaga Henao, Roberta Dos Santos Gregório Neves, Selmara de Castro Balbino

FILOSOFIA DA SAGACIDADE: contribuições para o ensino da filosofia e discussão da questão étnico-racial

Raul Ié, Priscila da Silva Lima, Taynan Mayara de Oliveira Lino, Gicele Aparecida da Silva Brittes
Ver Todas as Edições