A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO "NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE! EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS CULTURAS DA AFRODIÁSPORA NO BRASIL E NAS AMÉRICAS"

2024-09-23

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE! EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS CULTURAS DA AFRODIÁSPORA NO BRASIL E NAS AMÉRICAS

Sobre o Dossiê Temático 

Visa reunir e divulgar estudos sobre a relação educação e preservação das culturas afrodiaspóricas no Brasil, América Latina e Caribe, que privilegiam abordagens epistemológicas inter/transdisdisciplinar, contra hegemônica e afrorreferenciada, em que o legado africano assume precondição para a produção e desenvolvimento de conhecimento, dentro e fora da academia. 

 

Objetivos 

Reunir estudos advindos de autores/as brasileiros/as, latinoamericanos/as e caribenhos/as que conribuam no aprofundamento teórico e metodológico visando novas epistemoligias sobre a temática da preservação cultural na perspectiva de uma educação para as relações étnico-raciais, a partir do protagonismo negro africano. Trata-se de uma coletânea proposta pela área científica Memória & Patrimônio da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) em articulação com a Associação de Pesquisadores Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (AINALC), de forma estimular o desenvolvimento de uma consciência preservacionista sustentável no sentido de garantir o direito à memória e ao pleno exercício da cidadania às comunidades negras da afrodiáspora intérpretes dos próprios patrimônios, importantes elementos de fortalecimento de suas identidades culturais. 

Reconhecer e valorizar as referências culturais derivadas da afrodiáspora como patrimônio cultural exige o compromisso com um olhar crítico do ponto de vista político e ideológico com dimensão pedagógica.  

v. 18 n. 46 (2024): Revista da ABPN | Abril 2024 | DOSSIÊ TEMÁTICO Patrimônio e educação na diáspora africana: desafios estruturais e pedagógicos da educação das relações étnico-raciais

Revista da ABPN | EDIÇÃO ABRIL 2024 v. 18 n. 45 (2024)

Olá! A nova edição da Revista ABPN |  Março - Abril 2024 | Dossiê Temático aborda de forma multifacetada a produção contêmporea sobre patrimônio e educação e seus desafios.

A publicação conta com o Conselho Editorial formado por: Paulo Vinicius Baptista Silva (UFPR), Delton Aparecido Felipe (UEM/PR), Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (PUC/PR e NEAB/UFPR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Alan Alves Brito (UFRGS)Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Irineia Lina Cesario (UCB/Brasília), Luciane Ribeiro Dias Gonçalves ( UFU) , Túlio Henrique Pereira (URCA/CE). Elaboração da CAPA: Yure Gonçalves da Silva (UFPE) 

Agradecimentos e reconhecimentos para toda equipe organizadora, a equipe de  pareceristas e às autoras e autores dos artigos que seguem por levar a termo tarefa de tamanha importância para a ABPN. Reforçando a relevância do sentido de comunidade tão caro para as culturas ancestrais, segue aqui o resultado da atuação de intelectuais da comunidade acadêmica negra contemporânea em sua potência criativa e perspicácia.


Boa leitura!

O presente dossiê pretende reunir artigos que resultem de estudos que tratem dos desafios  estruturais e pedagógicos na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) sobretudo  que estejam em diálogo com reflexões sobre patrimônio da diáspora africana em  diferentes campos de conhecimento como as ciências exatas, ciências da natureza,  ciências humanas, as tecnologias e as artes. Pretende-se, dessa forma, apresentar um  panorama dos estudos no campo da afrodescendência e com contribuições aos processos  de formação docente, a ampliação da produção de conhecimento nesse campo, as  experiências educativas desenvolvidas por instituições não escolares (como os territórios  quilombolas e os equipamentos museológicos), ao fortalecimento de políticas  educacionais antirracistas, a revisão de materiais didático-pedagógicos, e a  ressignificação dos currículos pautados no reconhecimento do lugar da tradição oral e  da ancestralidade na produção do conhecimento.

Publicado: 2024-07-06

Pertencimento étnico-racial e educação no contexto afro diaspórico

Cicera Nunes, Alan Alves-Brito, Francisco Givaldo Pereira

A LEI 10.639/03 E NOVOS OLHARES PARA AS LENDAS ROMÃOZINHO E O NEGRINHO DO PASTOREIO DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO

Ana Carolina Costa dos Anjos, Vanilza de Aguiar Biano, Paulo Alberto dos Santos Vieira

RELAÇÕES AFRODIASPÓRICAS ENTRE LÍNGUAS E TRADIÇÕES BANTU

A RESISTÊNCIA COMO SÍMBOLO

Débora Cristina de Araujo, Cesario Lopes Manuel Nunes Lino, Vitor Amorim dos Reis

PROPOSTA DE FICHAS TERMINOLÓGICAS (LIBRAS E PORTUGUÊS) DE TERMOS DO CAMPO DE DISCUSSÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA A PROMOÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANTIRRACISTAS

Eliene da Rocha Gonçalves dos Santos, Gláucio Castro Júnior , Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Daniela Prometi

EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA MAZAGANENSE

ANGLESON PANTOJA PINHEIRO, ´Piedade Lino Videira, Esmeraldina dos Santos, Enilton Ferreira Vieira

PROJETO MÚSICA E ARTE AFROCENTRADA:

DIFUNDINDO AS TRAJETÓRIAS DE MESTRAS E MESTRES DA CULTURA PERNAMBUCANA.

ELIZAMA PEREIRA MESSIAS, Maria Lúcia Gomes dos Prazeres , Maria Da Conceição dos Reis , Clayton Marcio Hermes Pereira , Evelyn Carolina Lima de Santana
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