A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

Revista da ABPN | Outubro - 2022 | Caderno temático: Racismo, Reparação e Futuridade nos Estudos Étnico-Raciais

v. 14 n. Ed. Especi (2022)

Prezadas/os Leitoras/es,

É com imensa satisfação que essa editoria apresenta o novo número da Revista da ABPN – Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, o Caderno Temático “Racismo, Reparação e Futuridade nos Estudos Étnico-Raciais”, v. 14 n. Ed. Especial – outubro 2022.  

Este número, teve como objetivo discutir e abordar assuntos relativos ao desenvolvimento de pesquisas sobre raça, racismo e antirracismo a partir de uma perspectiva interdisciplinar e que podem contribuir com a formação de conhecimento socialmente relevante na área das relações étnico-raciais.

Tal Caderno Temático foi proposto em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) do Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca – Cefet/RJ, que desde sua primeira turma, em 2011, o PPRER vem contribuindo para a formação de conhecimento socialmente relevante na área das relações étnico-raciais.

Além disso, após esses 10 anos de existência, fez-se necessário revisitar o que foi feito e o que vem sendo pensado em torno das relações étnico-raciais para construir os próximos passos. Tal como nos ensina o conceito de Sankofa, o olhar para trás faz-nos conhecer as heranças e legados desse tempo, a fim de construir futuros melhores.

Tal Caderno Temático contou com o Conselho Editorial formado por Flavia Pinheiro Meireles (Cefet/RJ), Fátima Lima (UFRJ), Felipe Wircker Machado (Cefet/RJ), Renan Ribeiro Moutinho (Cefet/RJ) e Talita de Oliveira (Cefet/RJ). E também com o Comitê Técnico-Científico formado por Abrahão de Oliveira Santos (UFF), Alexander Soares Magalhães (Cefet/RJ), Ana Lúcia Silva Souza (UFBA), André Reyes Novaes (UERJ), Angélica Ferrarez de Almeida (UFRB, IPN), Caio César Castro da Silva (Cefet/RJ), Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito (UFSB), Fabio Sampaio de Almeida (Cefet/RJ), Flavia Mateus Rios (UFF), Liana de Andrade Biar (PUC-Rio), Luciana de Mesquita Silva (Cefet/RJ), Luiz Rufino Rodrigues Júnior (UERJ), Maria Aparecida Gomes Ferreira (IFRJ), Mário Luiz de Souza (Cefet/RJ), Rafael da Costa Gonçalves de Almeida (IFRN), Regina Célia de Paula (UERJ), Tatiana Alves Soares Caldas (Cefet/RJ), Thiago de Abreu e Lima Florencio (URCA), Thiago Maciel de Oliveira (CMRJ), Wallace Lopes Silva (EPSJV/Fiocruz) e Wanderson Flor do Nascimento (UnB).

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, ao Conselho Editorial, ao Conselho Consultivo, à Diretoria, aos organizadores/as do presente caderno temático e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação desse número e que tornaram factível sua continuidade. Boa leitura!

 

Modupé!

COLEÇÕES NEGROS E NEGRAS

CADERNOS TEMÁTICOS