A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

v. 15 n. 43 (2024): Revista da ABPN | Janeiro – Fevereiro 2024

Olá! A nova edição da Revista ABPN |  Janeiro - Fevereiro 2024 | Fluxo Contínuo chega com importante diversidade metodológica e interdisciplinariedade .

A publicação conta com o Conselho Editorial formado por: Paulo Vinicius Baptista Silva (UFPR), Delton Aparecido Felipe (UEM/PR), Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (PUC/PR e NEAB/UFPR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Alan Alves Brito (UFRGS)Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Irineia Lina Cesario (UCB/Brasília), Luciane Ribeiro Dias Gonçalves ( UFU) , Túlio Henrique Pereira (URCA/CE). Elaboração da CAPA: Yure Gonçalves da Silva (UFPE) 

Agradecimentos e reconhecimentos para toda equipe organizadora, a equipe de  pareceristas e às autoras e autores dos artigos que seguem por levar a termo tarefa de tamanha importância para a ABPN. Reforçando a relevância do sentido de comunidade tão caro para as culturas ancestrais, segue aqui o resultado da atuação de intelectuais da comunidade acadêmica negra contemporânea em sua potência criativa e perspicácia.

Boa leitura!

Publicado: 2024-02-16

Políticas de promoção de igualdade racial em foco – Editorial

Paulo Vinicius Baptista da Silva, Neli Gomes da Rocha

O Pecúlio dos Ingênuos

Emerson Benedito Ferreira

A configuração subjetiva das cotas raciais para estudantes cotistas no ensino superior

Maristela Rossato, Edimilson dos Santos Gonçalves, Natália Veloso Holanda , Thayse Rios de Sousa Silva , Karen Kathleen Amorim Oliveira , Ana Carolina Silva Coelho , Ana Clara Gomes da Silva

RACISMO AFETIVO-SEXUAL E O PRETERIMENTO DA MULHER PRETA: O AMOR TEM COR?

DOES LOVE HAVE A COLOR?

Hênio dos Santos Rodrigues, Daniela Barreto do Sacaramento, Victoria Guadalupe de Oliveira Aragão

Populações Negras e Produção Acadêmica sobre Educação Escolar Quilombola

Alan Alves-Brito, Carla Beatriz Meinerz, Eráclito Pereira, Lueci da Silva Silveira

Impactos Psicossociais do Racismo na Saúde Mental de Mulheres Negras

Gilmara Santos Mariosa, Liz Gomes Ronzani, Luca Mendonça Oliveira, Fernando Machado Sobrinho Maia
Ver Todas as Edições