Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos com imensa satisfação e entusiasmo a primeira edição especial da Revista da ABPN, composta pelo Caderno Temático – Saberes Tradicionais organizado pelo prof. Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva (UFMA). A proposição dos Cadernos Temáticos materializa o plano de ação da Diretoria Dandaras que busca promover ações multidisciplinares e/ou interdisciplinares na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, assim como incentivar a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas com vistas a realização de trabalhos e formação que considere as pluriepistemias e incentive o diálogo com os saberes tradicionais.

Este Caderno Temático – Saberes Tradicionais tem por objetivo, identificar produções acadêmicas resultantes de diálogos de intelectuais das diversas áreas de conhecimento com movimentos sociais, representações quilombolas e das religiões de matrizes africanas, e comunidades mantenedoras de saberes tradicionais, em reconhecimento e valorização de suas contribuições históricas à cultura nacional.

Agradecemos ao organizador, colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial
Nicéa Quintino Amauro (UFU)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

 

Publicado: 2017-12-26

A TRADIÇÃO ORAL PARA POVOS AFRICANOS E AFROBRASILEIROS: RELEVÂNCIA DA PALAVRA

Eudaldo Francisco dos Santos Filho, Janaína Bastos Alves

50-76

BELEZA DAS MULHERES JOVENS QUILOMBOLAS: COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E POLÍTICA

Elia Simeia Martins dos Santos Amorim, Elis Rejane Santana Silva, Aurilene Rodrigues Lima

77-94

RELIGIÃO E PATRIMÔNIO: A APROPRIAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE MAZAGÃO VELHO-AP PELA ESCOLA

Alene Chagas da Silva, Ana Cristina Rocha Silva, Elivaldo Serrão Custódio, Eugénia da Luz Silva Foster

127-151