RELIGIÃO E PATRIMÔNIO: A APROPRIAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE MAZAGÃO VELHO-AP PELA ESCOLA

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Alene Chagas da Silva
Ana Cristina Rocha Silva
Elivaldo Serrão Custódio
Eugénia da Luz Silva Foster

Resumo

O texto analisa os desafios e tensões que configuram a resistência comum na aplicação da Lei 10.639/03, na vila de Mazagão Velho, no Amapá. Apesar de possuir um vasto repertório de tradições culturais repassadas de geração em geração, os elementos desse conjunto estão ausentes dos conteúdos didáticos pedagógicos da única escola da rede pública estadual da comunidade. Diante dessa ausência, surgiu a necessidade de instrumentalização da comunidade escolar para a construção de um currículo capaz de dialogar com o contexto cultural da vila. Logo, o estudo aqui apresentado versa sobre a experiência de execução de uma pesquisa colaborativa ocorrida no ano de 2014, na vila de Mazagão Velho. Além de promover oficinas de formação e reflexão dos/as educadores/as, a pesquisa somou para o pontapé inicial de uma proposta curricular condizente com o contexto cultural da comunidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, A. C. da, Silva, A. C. R., Custódio, E. S., & Foster, E. da L. S. (2017). RELIGIÃO E PATRIMÔNIO: A APROPRIAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE MAZAGÃO VELHO-AP PELA ESCOLA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(Ed. Especi), 127–151. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/428
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Alene Chagas da Silva, SEED

Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá/AP, Brasil. Docente da Secretaria de Estado de Educação do Amapá (SEED). Advogada. Licenciada em Pedagogia com Especialização em Didática e Metodologia do Ensino. Advogada e. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturais (UNIFAP/CNPq). E-mail: alene-chagas@hotmail.com

Ana Cristina Rocha Silva, UFPA

Doutoranda em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá/AP, Brasil. Graduada em História e Especialista em História da Amazônia. Professora Assistente I do Colegiado de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP/ Campus Binacional). Membro do Grupo de Pesquisa Estudo, Pesquisa e Preservação da Cultura Material do Amapá (CNPQ/UNIFAP). Membro da Diretoria da ANPUH-AP (2015-2016). E-mail: tinastn@hotmail.com.

Elivaldo Serrão Custódio, SEED

Doutor em Teologia pela Faculdades EST em São Leopoldo/RS, Brasil. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED). Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa e do Grupo de Pesquisa Identidade (Faculdades EST), do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES-UNIFAP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Educação, Relações Étnico-raciais e Interculturais (UNIFAP/CNPq).  E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

Eugénia da Luz Silva Foster, UNIFAP

Professora Associada III da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá/AP, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Relações Étnico-raciais e Interculturais, cadastrado no CNPq. E-mail: eugenia.luz@hotmail.com