CONSTRUÇÃO SOCIAL DO TERRITÓRIO E DAS IDENTIDADES MAKONDE: ANÁLISE DAS DINÂMICAS MEDIADORAS DA PRODUÇÃO CULTURAL/ARTÍSTICA DOS MAKONDE DE MOÇAMBIQUE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender a dinâmica da Dança Mapiko, partindo de uma pesquisa que apresenta um conjunto de reflexões sobre a construção social do território e das identidades do grupo denominado de Makonde de Moçambique, a partir da análise dos produtos esculpidos em madeira denominados por seus criadores de Arte Makonde. A pesquisa realizada contou com os seguintes procedimentos: coleta de dados empíricos em Mueda, observação não participante, além de contar com a construção de diários de campo, entrevistas semi-estruturadas com uma amostra não aleatória de informantes. Realizamos a análise dos dados qualitativos, incluindo as narrativas sobre a produção das máscaras e a dança nas cerimônias tradicionais. A dança Mapiko é percebida enquanto uma ilustração do grupo Makonde, localizado no planalto de Mueda em Moçambique, na qual o dançarino mascarado é o elemento principal.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).