CONSTRUÇÃO SOCIAL DO TERRITÓRIO E DAS IDENTIDADES MAKONDE: ANÁLISE DAS DINÂMICAS MEDIADORAS DA PRODUÇÃO CULTURAL/ARTÍSTICA DOS MAKONDE DE MOÇAMBIQUE

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Maria Henrique Cândido
Mércia Rejane Rangel Batista

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender a dinâmica da Dança Mapiko, partindo de uma pesquisa que apresenta um conjunto de reflexões sobre a construção social do território e das identidades do grupo denominado de Makonde de Moçambique, a partir da análise dos produtos esculpidos em madeira denominados por seus criadores de Arte Makonde. A pesquisa realizada contou com os seguintes procedimentos: coleta de dados empíricos em Mueda, observação não participante, além de contar com a construção de diários de campo, entrevistas semi-estruturadas com uma amostra não aleatória de informantes. Realizamos a análise dos dados qualitativos, incluindo as narrativas sobre a produção das máscaras e a dança nas cerimônias tradicionais. A dança Mapiko é percebida enquanto uma ilustração do grupo Makonde, localizado no planalto de Mueda em Moçambique, na qual o dançarino mascarado é o elemento principal.

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Como Citar
Cândido, M. H., & Batista, M. R. R. (2017). CONSTRUÇÃO SOCIAL DO TERRITÓRIO E DAS IDENTIDADES MAKONDE: ANÁLISE DAS DINÂMICAS MEDIADORAS DA PRODUÇÃO CULTURAL/ARTÍSTICA DOS MAKONDE DE MOÇAMBIQUE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(Ed. Especi), 174–198. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/522
Seção
Caderno Temático