PRÁTICAS CULTURAIS, RELAÇÕES POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE LUTA POR DIREITO A TERRITORIALIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto pretende discutir algumas situações em curso no Maranhão que evidenciam conflitos entre coletivos formados por representantes de comunidades tradicionais a partir de narrativas sobre povos de terreiro e quilombolas. Através de procedimentos de pesquisa empírica que envolveram a participação de agentes sociais e focalizaram temáticas e questões relativas as dimensões do território, da religião e da construção identitária. São narrativas que circunscrevem problemáticas cotidianas vivenciadas em alguns municípios da região denominada Baixada Maranhense e também da região Metropolitana de São Luís. Identifica-se uma crítica à perspectiva instrumentalista do uso dos recursos naturais, com ênfase nos desequilíbrios ecológicos e nos danos decorrentes de empreendimentos imobiliários, agronegócio, construção de portos e de refinarias petrolíferas etc.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).