AÇÕES AFIRMATIVAS DE INGRESSO: FRONTEIRAS ÉTNICAS, PROJETOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS/DOS ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA UNIFESSPA
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Resumo
A partir das Ações Afirmativas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para o ingresso de quilombolas nos cursos de graduação, pretendeu-se analisar neste artigo de que forma as relações inter-étnicas se configuram na Universidade a partir das categorias de Fronteira utilizada por Barth (2011) e Projeto (VELHO, 2003). Também, como ela é representada pelas/pelos estudantes quilombolas e suas famílias no processo de auto reconhecimento e afirmação da identidade quilombola. Foi-se utilizado a metodologia de pesquisa-participante, com sete entrevistas semi-estruturadas com quilombolas de variadas graduações. Como umas das conclusões, identificamos a “cooperação comunitária” como uma das principais direcionadoras da trajetória universitária, porque ativa justamente as noções de solidariedade e pertencimento étnico entre as/os estudantes, sua família e as comunidade quilombolas.
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