EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS AGOGÔS, ATABAQUES E PANDEIROS: UM ESTUDO DO SAMBA DE RODA GOIANO EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

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Luciana de Oliveira Dias
Natália Rita de Almeida

Resumo

O presente artigo é decorrente de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da dissertação de mestrado defendida em 2016 no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, da Universidade Federal de Goiás, na qual orientanda e orientadora aceitaram o desafio em documentar o samba de roda que acontece na cidade de Goiânia, mais especificamente no Setor Serrinha, relacionando-o com questões de direitos humanos. O samba de roda é entendido como uma expressão da cultura popular, que congrega saberes tradicionais, com inserção no campo da educação popular. A partir desta perspectiva, entendemos que através dos agogôs, atabaques e pandeiros, e também através das danças, dos sons, das comidas, das rodas, das performances, das memórias coletivas um processo de ensino-aprendizagem antirracista é ativado.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias, L. de O., & Almeida, N. R. de. (2017). EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS AGOGÔS, ATABAQUES E PANDEIROS: UM ESTUDO DO SAMBA DE RODA GOIANO EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(Ed. Especi), 111–126. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/444
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutoranda em Direitos Humanos e Interculturalidades, sob a supervisão da professora doutora Rita Laura Segato, da Universidade de Brasília - UnB. Possui Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília - UnB e Graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Realizou Estágio Doutoral em Educação Intercultural pela Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM. Associada a: ABA (Associação Brasileira de Antropologia); ANDHEP (Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação); SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência); ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as); CONIR-GO (Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial); e IPSA (International Political Science Association). Atualmente é Professora Adjunta, nível 4, da Educação Intercultural e do Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG. É também coordenadora do Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades. Tem experiência na área de Ciências Sociais na América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos; Educação intercultural; Migrações internacionais; Raça e Etnia; Gênero e Sexualidades.