A TRADIÇÃO ORAL PARA POVOS AFRICANOS E AFROBRASILEIROS: RELEVÂNCIA DA PALAVRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho é uma breve reflexão teórica sobre as tradições orais constituintes dos povos africanos e sua instituição entre os afrobrasileiros, com intento de conhecer sua manifestação e propagação entre tais grupos étnicos. Por ser a oralidade uma ação significativa para a população africana, concebemos relevante refletir sobre sua utilização na preservação e difusão do legado da África, bem como perceber sua instituição no Brasil com a chegada dos africanos. Utilizando uma abordagem genérica sobre o continente devido sua extensão, diversidade e riqueza tratamos de identificar a oralidade como método de transmissão de conhecimento. Portanto, trata-se de uma investigação sintética a respeito das tradições orais oriundas da África e seu estabelecimento em solo brasileiro, fundindo as duas culturas, e presente também nas religiões de matriz africana, como por exemplo, o Candomblé. Conferimos com isto a relevância da palavra dita para estes povos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).