A TRADIÇÃO VIVA DO PATRÔNIMO “CABELO BOM”
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Resumo
Nosso artigo aborda a inssurreição nativista brasileira chamada “Massacre de Alto Alegre” em 1901, conflito entre “indígenas” guajajara e missionários capuchinhos, na cidade de Barra do Corda, Maranhão, Brasil. O título aciona categorias de etnicidade classificatória, distintiva, entre negros e índios, pelo “cabelo bom” do índio, e “cabelo ruim” do negro. A tradição oral historiciza a figura de Manoel Pereira, “Oiô”, e Maria Nascimento, “Aiá”. Socialmente Manoel ficou conhecido pelo patrônimo de “Manoel Cabelo Bom”, cabelo liso, o cabelo funcionando como “distintivo étnico” na trama cultural. Os “Cabelo Bom” como guardiões afro-indígena foram honorabilizados no seio familiar por seus descendentes “cafuzos”, filhos, netos e bisnetos.
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Como Citar
Sauimbo, M. S. R. (2017). A TRADIÇÃO VIVA DO PATRÔNIMO “CABELO BOM”. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(Ed. Especi), 95–110. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/492
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Caderno Temático
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