CINEMA, EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE: EXPERIÊNCIA COM CINEDEBATE EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE PERNAMBUCO Experience with cinedebate in a quilombola school in Pernambuco
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse estudo tem por objetivo compartilhar a sistematização de uma experiência de educação popular, com uso da linguagem do audiovisual, tendo como foco a promoção à saúde, realizada na escola municipal da comunidade quilombola de Castainho, Garanhuns-PE, durante o decorrer da primeira turma da residência multiprofissional em saúde da família com ênfase na população do campo. O projeto foi construído com base nos conceitos trazidos pela educação popular, dando a equipe de residentes, coordenação pedagógica da escola e grupo de alunos do 8º e 9º a possibilidade de experimentar a dialogação horizontal e participação de todos, tanto no planejamento, quanto nos encontros para o cinedebate. A educação popular em saúde é uma metodologia que dá significado as ações, impulsiona a reflexão sobre o dia-a-dia e faz repensar a prática profissional, não se trata apenas de uma nova metodologia na área, pois o que se defende é um novo olhar para as práticas de saúde e as relações construídas entre os profissionais de saúde e as pessoas que ali vivem, e que estas relações proporcionem a abertura de novos canais de comunicação e de construção compartilhada do conhecimento.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).