Prezadas/os Leitoras/es,

 

A revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, é marcada pela escolha de suas temáticas e o teor de suas publicações na divulgação e promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe, promovendo ações multidisciplinares e/ou interdisciplinares na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, assim como incentivando a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas com vistas a realização de trabalhos e formação que considere as pluriepistemias e incentive o diálogo com os saberes tradicionais.

A publicação do Caderno Temático Caderno Temático “Geografias Negras”, organizado pelas/os professoras/es Dra. Lorena Francisco de Souza, Dra. Geny Ferreira Guimarães e Dr. Diogo Marçal Cirqueira, traz como grande contribuição para o cenário dos estudos de geografias e territorialidades negras no mundo pré, pós-abolição e no contexto contemporâneo. Os textos vão contribuir com discussões sobre a natureza das relações que a população negra e as instituições no Brasil vão desenvolver com ocupação de diferentes territórios, passando por interessantes e importantes reflexões sobre os territórios quilombolas e suas práticas em relação à terra, à posse de terra e à ocupação desses espaços, além de trazer textos que vão tratar de diferentes aspectos de processos de descolonização do ensino e do currículo  de Geografia a partir dos conteúdos apontados pela lei 1.639.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação deste número, e que tornaram factível sua continuidade. Convidamos os leitores e leitoras à navegar por esse volume e, a partir das experiências e investigações aqui compartilhadas, não esmorecerem na reflexão e na prática de uma educação antirracista nesse país.

 

 

 

Modupé!

 

Comitê Editorial

Anna M. Canavarro Benite (UFG)

Cintia Camargo Vianna (UFU)

José Antonio Novaes da Silva (UFPB)

Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo (UESB)

Publicado: 2020-04-30

APRESENTAÇÃO

Cintia Camargo Vianna, Anna Mª Canavarro Benite, Mércia Otaviana Barbosa de Figueiredo, José Antonio Novaes da Silva

1-2

INTRODUÇÃO DO CADERNO TEMÁTICO “GEOGRAFIAS NEGRAS”

Diogo Marçal Cirqueira, Geny Ferreira Guimarães, Lorena Francisco de Souza

3-11

COMUNIDADE QUILOMBOLA DONA JUSCELINA: A FESTA 13 DE MAIO NUMA APROXIMAÇÃO SEMIÓTICA DO ESPAÇO

Izarete da Silva de Oliveira, Elias da Silva, Kênia Gonçalves Costa

200-220

GEO-GRAFIAS NEGRAS & GEOGRAFIAS NEGRAS

Geny Ferreira Guimarães

292-311

QUESTÕES ACERCA DO GENOCÍDIO NEGRO NO BRASIL

Denilson Araújo de Oliveira

312-335

TECNOLOGIAS SOCIAIS NO TERRITÓRIO COMUM: ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL E INCLUSÃO SOCIAL NO QUILOMBO GROTÃO

Vinicius Gomes de Aguiar, Dernival Venâncio Ramos Junior, Kênia Gonçalves Costa, Felipe Eduardo Lopes Oliveira

336-360

DIVERSIDADE ECONÔMICA E GEOGRAFIA NEGRA

Priscilla Pinto Ferreira Vaz

389-417