RECONHECIMENTO VALORATIVO DO PATRIMÔNIO QUILOMBOLA POR MEIO DO MAPEAMENTO PARTICIPATIVO
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Resumo
O processo de salvaguarda dos territórios quilombolas atualmente dispõe de problemáticas que desafiam sua visibilidade enquanto patrimônios culturais. Diante deste contexto, busca-se compreender o processo de valorização patrimonial dos territórios quilombolas por intermédio da cartografia participativa, sob a perspectiva da geoeducação. A partir da aproximação com a Comunidade de Conceição dos Caetanos, em Tururu-CE, foi possível estabelecer práticas de educação patrimonial e de mapeamento participativo capazes de fundamentar uma análise acerca da relevância desses processos para o autoreconhecimento das comunidades quilombolas. Tal reconhecimento se deu a partir do levantamento de elementos que compõem o patrimônio cultural da Comunidade e da própria percepção do território como um patrimônio cultural em si. Com isso, percebe-se a importância de viabilizar por meio do olhar geográfico e cartográfico estratégias de percepção e valorização das comunidades quilombolas, diante das problemáticas e potencialidades existentes nestes territórios.
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