INTRODUÇÃO DO CADERNO TEMÁTICO “GEOGRAFIAS NEGRAS”
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do Caderno Temático - Geografias Negras é reunir a produção de pesquisadores negros e negras que buscam compreender as relações étnico-raciais, o racismo, o antirracismo, as populações negras (brasileira, africanas e diaspóricas) a partir da Geografia e das teorias espaciais. A necessidade de organizarmos um dossiê temático surge devido a gama de discussões que vêm emergindo sobre a presença de discursos racializados na história do pensamento geográfico, na teoria, epistemologia e em propostas de método e metodologias para ensino e pesquisa na Geografia atualmente. Do mesmo modo, nos instiga o protagonismo de geógrafas/os negras e negros que vem forçando o cânone geográfico a debater e a rever - a partir das relações étnico-raciais - temas tradicionais da disciplina. Esses geógrafos, dos quais alguns estão presentes nessa coletânea, trazem abordagens críticas a partir da Geografia das relações étnico-raciais com a finalidade, justamente, de desmantelar as espacialidades do racismo.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).