DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: OS CONFLITOS NA PRÁTICA COTIDIANA DE PROFESSORAS(ES)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo discute os desafios enfrentados no cotidiano escolar por professorxs de Geografia, na busca da implementação da Lei 10.639/03. A partir de uma leitura política das práticas dos docentes, analisa os conflitos em reação a propostas de conteúdos, atividades e posturas comportamentais em torno da temática racial. Assim, a implementação de uma educação antirracista – e, como parte dela, um ensino de Geografia que desafie discursos ainda hegemônicos calcados em racializações hierarquizantes –aparece como resultante de disputas pela interpretação da Lei 10.639/03, protagonizadas por docentes que enfrentam inércias e oposições (veladas e/ou abertas). O texto se baseia em depoimentos coletados em um processo de pesquisa-ação, através de reuniões mensais ao longo de cinco anos com docentes da rede pública (estadual e municipais) do Rio de Janeiro.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).