Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos com honra e entusiasmo a quinta edição especial da Revista da ABPN, composta pelo Caderno Temático: “Cultura Popular em Cena: Artes Afro diaspóricas, organizado pelo Prof. Dr. Renato Mendonça Barreto da Silva – UFRJ

O Caderno Temático é composto por 10 artigos, e tem como objetivo destacar investigações no campo artístico que valorizem as produções dos saberes historicamente marginalizados, também compreendidos como culturas populares. O saber afro diaspórico referendado no corpo, é o campo das diferentes formas da arte como expressão, seja na pintura, construção de objetos, na teatralidade e na dança. O povo negro sempre exemplificou na prática das festas, habilidades para aglutinar conhecimentos e manifestar formas de enfrentamento das mazelas sociais vigentes. Sendo assim, este caderno receberáartigos que dialoguem com os aspectos plurais do fazer artístico e considerem a interculturalidade e interdisciplinaridade como pontes para evidenciar os saberes de matriz negra na contemporaneidade.

A publicação dos Cadernos Temáticos pela Revista da ABPN busca promover ações multidisciplinares e/ou interdisciplinares na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, assim como incentivar a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas com vistas a realização de trabalhos e formação que considere as pluriepistemias e incentive o diálogo com os saberes tradicionais.

Agradecemos aos/as colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial

Anna M. Canavarro Benite (UFG)

Cintia Camargo Vianna (UFU)

Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo (UESB)

José Antonio Novaes da Silva (UFPB)

Publicado: 2019-10-30

APRESENTAÇÃO

Anna M. Canavarro Benite

01-02