MEMÓRIA, INFORMAÇÃO E ENCANTO: A ESFERA DE SABERES ENTRE OS MESTRES DA TRADIÇÃO ORAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta estudo parcial de natureza exploratória do processo de produção partilhada de saberes entre mestres e aprendizes da cultura de tradição oral. A trama conceitual contempla o jogo de forças sociais, disputa de formas, possibilidades, arranjos e ordenamento do conhecimento, por meio de abordagem epistêmica que perpassa pelo reconhecimento ontológico das bibliotecas vivas no processo de “produção partilhada de saberes” como solução de demandas por apropriação de memórias e circulação social de informações. Neste diálogo, experimentamos uma relação com o saber, voluntária e coletiva, da “ciência como artesanato”, cuja materialização se deu no fazer prático (savoir-faire) por meio do qual os sujeitos do saber aprenderam a conhecer e a fazer colaborativamente.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).