MULHER NEGRA NA ARTE POPULAR: AS TAPEÇARIAS DE MADALENA DOS SANTOS REINBOLT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva compreender como a artista popular negra Madalena dos Santos Reinbolt representa o seu universo cultural por meio de seu trabalho em tapeçaria. Para isso, busca-se discutir concepções de arte e artista popular, a partir da lente dos Estudos Culturais; identificar especificidades da artista e do seu trabalho, de modo a saber como suas vivências se fazem presentes em suas tapeçarias; por fim, analisar duas tapeçarias expostas no Museu Afro Brasil, produzidas durante as décadas de 1969 a 1975, cujo foco é o de identificar elementos que demarcam as concepções de arte popular e artista popular. Conclui-se que as produções oriundas das camadas subalternizadas têm um potencial criador e é um saber que deve ter importância como qualquer outro. Portanto, estudar o local de fala de Madalena enquanto Mulher-Negra-Tapeceira é essencial para entendermos a sua produção artística.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).