MULHER NEGRA NA ARTE POPULAR: AS TAPEÇARIAS DE MADALENA DOS SANTOS REINBOLT

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Delton Aparecido Felipe
Eliane Cristina Silva, 99705810

Resumo

Este artigo objetiva compreender como a artista popular negra Madalena dos Santos Reinbolt representa o seu universo cultural por meio de seu trabalho em tapeçaria. Para isso, busca-se discutir concepções de arte e artista popular, a partir da lente dos Estudos Culturais; identificar especificidades da artista e do seu trabalho, de modo a saber como suas vivências se fazem presentes em suas tapeçarias; por fim, analisar duas tapeçarias expostas no Museu Afro Brasil, produzidas durante as décadas de 1969 a 1975, cujo foco é o de identificar elementos que demarcam as concepções de arte popular e artista popular. Conclui-se que as produções oriundas das camadas subalternizadas têm um potencial criador e é um saber que deve ter importância como qualquer outro. Portanto, estudar o local de fala de Madalena enquanto Mulher-Negra-Tapeceira é essencial para entendermos a sua produção artística.

Detalhes do artigo

Como Citar
Felipe, D. A., & Silva, E. C. (2019). MULHER NEGRA NA ARTE POPULAR: AS TAPEÇARIAS DE MADALENA DOS SANTOS REINBOLT. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 174–201. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/706
Seção
Dossiê Temático
Biografia do Autor

Eliane Cristina Silva, 99705810, Universidade Estadual de Maringá

Arte educadora, pesquisadora e artista visual. Graduada em Artes Visuais pela Universidades Estadual de Maringá (UEM). Suas produções visuais partem de bordados, linhas e tecidos trazendo à tona a
invisibilidade e a solidão da mulher negra na sociedade brasileira. É integrante do Núcleo de Estudos
Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB-UEM). Atualmente desenvolve pesquisa relacionadas à arte popular, cultura popular, artetêxtil e a condição da mulher negra nas Artes Visuai