O PROCESSO DE(S)COLONIZADOR NA PERFORMANCE “ARTE MUMBUCA” DO FAZER ARTÍSTICO-CRIATIVO AOS ATRAVESSAMENTOS POÉTICOS E AFETIVOS from the creative-artistic practice to poetic and affective crossing
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo resulta de pesquisas realizadas sobre a comunidade de Mumbuca, quilombo sediado no Estado do Tocantins – Brasil, culminando em uma produção artístico performativa. Para isso, foi escolhido um percurso em que se apresenta, primeiramente, um breve histórico da comunidade e, em seguida, aborda-se a produção artística desenvolvida sobre o quilombo tocantinense, relacionando toda produção artístico-criativa ao processo de de(s)colonização da população da diáspora africana por meio da obra performativa intitulada Mumbuca, pela perspectiva da valorização de cultura e identitário dessa comunidade. Para isso, utilizou-se pesquisas bibliográficas, narrativa oral e exploratória.
Palavras-chave: Quilombo Mumbuca, Performance Arte, Descolonização, Diáspora Africana, Identitário
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).