REVERÊNCIA À CULTURA: O BAILADO DO CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA BANDEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR the ballet of the master-room couple and banner-holder in school physical education

Conteúdo do artigo principal

Viviane Martins Ramos

Resumo

As escolas de samba fazem parte do cotidiano do povo carioca, desta forma, oferecem inúmeros elementos que podem ser fontes de estudos nas mais diversas áreas. O bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira está inserido neste contexto e, sua peculiaridade o torna uma potente ferramenta para auxiliar na educação física escolar. A dança do casal, além dos benefícios físicos e emocionais que uma atividade física proporciona, possibilita discussões e aprendizados relacionados às relações sociais, questões de gênero, políticas, históricas, dentre outras. Possibilitar que os estudantes insiram no seu processo de aprendizagem questões relacionadas às suas vivências e experiências auxiliam nos aspectos afetivos, de identidade, de pertencimento e de valorização cultural.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ramos, V. M. (2019). REVERÊNCIA À CULTURA: O BAILADO DO CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA BANDEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR: the ballet of the master-room couple and banner-holder in school physical education. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 112–129. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/730
Seção
Artigos