REVERÊNCIA À CULTURA: O BAILADO DO CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA BANDEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR the ballet of the master-room couple and banner-holder in school physical education
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As escolas de samba fazem parte do cotidiano do povo carioca, desta forma, oferecem inúmeros elementos que podem ser fontes de estudos nas mais diversas áreas. O bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira está inserido neste contexto e, sua peculiaridade o torna uma potente ferramenta para auxiliar na educação física escolar. A dança do casal, além dos benefícios físicos e emocionais que uma atividade física proporciona, possibilita discussões e aprendizados relacionados às relações sociais, questões de gênero, políticas, históricas, dentre outras. Possibilitar que os estudantes insiram no seu processo de aprendizagem questões relacionadas às suas vivências e experiências auxiliam nos aspectos afetivos, de identidade, de pertencimento e de valorização cultural.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).