A CAPOEIRA COMO REFERENCIAL METODOLÓGICO PARA ENFRENTAMENTO DO RACISMO

Conteúdo do artigo principal

Yuri Miguel Macedo
Eduardo David Oliveira
Cinézio Feliciano Peçanha

Resumo

O presente relato de experiência, traz a oficina de Capoeira Angola realizada no dia 15 de março de 2019 durante o Encontro Corpo, Poética e Ancestralidade na Universidade Federal do Sul da Bahia no Campus Sosígenes Costa em Porto Seguro – BA, o que nos leva a reflexão da prática de metodologias antirracistas e principalmente ancestral, oral e afroreferenciadas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Macedo, Y. M., Oliveira, E. D., & Peçanha, C. F. (2019). A CAPOEIRA COMO REFERENCIAL METODOLÓGICO PARA ENFRENTAMENTO DO RACISMO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 174–187. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/699
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Yuri Miguel Macedo, UFES

Professor Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo, Professor Bolsista na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Formação de Professores em Letras-Libras (CAPES), licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança - FABIBE, Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade, Cultura, Classe, Gênero, Educação Inclusiva, Educação, Devoções, Transversalidade, Africanidades e Ancestralidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Transversal (UFES) e atua como vice coordenador do Grupo de Pesquisa Erê-Ecoa (UFES). Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Eduardo David Oliveira, UFBA

Professor da Universidade Federal da Bahia, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1997), Especialista em Culturas Africanas e relações inter-étnicas da educação brasileira pela Unibem (1998), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Coordenador da Linha de Pesquisa Conhecimento e Cultura do Doutorado Multi-institucional, Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.

Cinézio Feliciano Peçanha, UFBA

Mestre de capoeira angola formado por Mestre Moraes, graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1993). Doutorando no DMMDC/UFBA, orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Oliveira.