ARTE, TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA E CRÍTICA SOCIORRACIAL: NA PRODUÇÃO VISUAL DE MIRTHO LINGUET, NATURAL DE CAYENNE-GUYANE FRANÇAISE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo discorreremos sobre o trabalho de produção visual desenvolvido pelo fotógrafo Mirtho Linguet, natural da Guiana Francesa, para analisar como a arte desenvolvida por ele tem a capacidade de desvelar aspectos singulares da constituição social, histórica e étnico-racial da sociedade guianense. Elegemos como metodologia de pesquisa o estudo de caso do tipo etnográfico e para a coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como resultado, destacamos que as imagens produzidas pelo Mirtho evidenciam um vasto teor de criticidade e realismo social sobre a dimensão racial, racismo e o processo violento de alienação sociocultural promovidos pelo sistema – alvo de críticas contundentes deste indivíduo. Portanto, ressaltamos que a produção visual de Mirtho, tendo a fotografia como método e técnica de trabalho, tornou-se um discurso engajado, potente, crítico e propositivo sobre a problemática racial na Guiana.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).