ARTE, TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA E CRÍTICA SOCIORRACIAL: NA PRODUÇÃO VISUAL DE MIRTHO LINGUET, NATURAL DE CAYENNE-GUYANE FRANÇAISE

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Piedade Lino Videira
Enilton Ferreira Vieira
José Geraldo Vasconcelos

Resumen

Neste artigo discorreremos sobre o trabalho de produção visual desenvolvido pelo fotógrafo Mirtho Linguet, natural da Guiana Francesa, para analisar como a arte desenvolvida por ele tem a capacidade de desvelar aspectos singulares da constituição social, histórica e étnico-racial da sociedade guianense. Elegemos como metodologia de pesquisa o estudo de caso do tipo etnográfico e para a coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como resultado, destacamos que as imagens produzidas pelo Mirtho evidenciam um vasto teor de criticidade e realismo social sobre a dimensão racial, racismo e o processo violento de alienação sociocultural promovidos pelo sistema – alvo de críticas contundentes deste indivíduo. Portanto, ressaltamos que a produção visual de Mirtho, tendo a fotografia como método e técnica de trabalho, tornou-se um discurso engajado, potente, crítico e propositivo sobre a problemática racial na Guiana.

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Cómo citar
Lino Videira, P., Ferreira Vieira, E., & Vasconcelos, J. G. (2019). ARTE, TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA E CRÍTICA SOCIORRACIAL: NA PRODUÇÃO VISUAL DE MIRTHO LINGUET, NATURAL DE CAYENNE-GUYANE FRANÇAISE. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 11(Ed. Especi), 155–173. Recuperado a partir de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/797
Sección
Dossiê Temático