Prezadas/os Leitoras/es,

É com imensa satisfação que essa editoria apresenta o novo número da Revista da ABPN – Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, o Caderno Temático "RACISMO AMBIENTAL E RE-EXISTÊNCIA DE TERRITÓRIOS NEGROS EM TODO O MUNDO", v. 14 n. Ed. Especial – junho 2022.  

Este número, teve como objetivo discutir: 1) como o racismo ambiental se sobrepõe a outras questões que afetam as populações negras; 2) como gênero, sexualidade, classe, país de origem ou outros aspectos da identidade da população contribuem para a exposição e resultados diferenciados; e 3) quais estratégias (incluindo abordagens populares, comunitárias e territoriais) estão sendo usados para resistência e resiliência contra o racismo ambiental.

Os manuscritos podem enfocaram no ambiente natural ou construído e seu impacto na saúde e no bem-estar das populações negras no século XXI, encorajando perspectivas críticas, interdisciplinares, intersetoriais e internacionais sobre este tópico.

O Caderno Temático "RACISMO AMBIENTAL E RE-EXISTÊNCIA DE TERRITÓRIOS EM TODO O MUNDO", foi estruturado da seguinte forma:

Diálogo 01: O racismo ambiental diante da escala racial da transição climática

  • RACISMO AMBIENTAL E GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM POSSÍVEL?
  • RACISMO AMBIENTAL, NAVIOS DE LIXO E QUARTO DE DESPEJO: A GEOPOLÍTICA NEOCOLONIAL AMBIENTALMENTE TÓXICA DO DESCARTE DE RESÍDUOS NOS PAÍSES “LIXEIRAS DO MUNDO”

Diálogo 02: Direitos territoriais violados pelo racismo ambiental

  • A RELAÇÃO HUMANO-NATUREZA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MANOEL CIRIACO DOS SANTOS: RACISMO AMBIENTAL E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA
  • RACISMO AMBIENTAL NO ACESSO AO SERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
  • A TERRITORIALIZAÇÃO DO RACISMO AMBIENTAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE SEABRA – BAHIA

Diálogo 03: O racismo ambiental como criminalização dos territórios do “Outro”

  • A PERSPECTIVA RACIAL DO RACISMO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO CONCEITO NO BRASIL E A POPULAÇÃO SACRIFICADA NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO
  • O RACISMO AMBIENTAL NA METRÓPOLE PAULISTANA: ENTRE OS BECOS E VIELAS DE SÃO PAULO
  • CORPOS INDIGNOS: EXPERIMENTOS DE RACIALIZAÇÃO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS PELO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL BRASILEIRO

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, ao Conselho Editorial, ao Conselho Consultivo, à Diretoria, aos organizadores/as do presente caderno temático e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação desse número e que tornaram factível sua continuidade. Boa leitura!

 

Modupé!

Publicado: 2022-06-30

APRESENTAÇÃO

Anna M. Canavarro Benite, Vera Rodrigues, Mércia Otaviana Barbosa de Sá, José Antonio Novaes da Silva

1-3

APRESENTAÇÃO DO CADERNO TEMÁTICO: "RACISMO AMBIENTAL E RE-EXISTÊNCIA DE TERRITÓRIOS NEGROSEM TODO O MUNDO"

Diosmar Marcelino de Santana Filho, Sandra Manuel, Nicéa Quintino Amauro, Gabriela Leandro Pereira, Courtney G. Woods

4-8

RACISMO AMBIENTAL NO ACESSO AO SERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Thiago Assunção dos Santos, Luiz Roberto Santos Moraes

73-94

O RACISMO AMBIENTAL NA METRÓPOLE PAULISTANA: ENTRE OS BECOS E VIELAS DE SÃO PAULO

Ana Claudia Sanches Baptista, Izabela Penha de Oliveira Santos

141-159

CORPOS INDIGNOS: EXPERIMENTOS DE RACIALIZAÇÃO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS PELO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL BRASILEIRO

Carolina de Oliveira e Silva Cyrino, Igor Thiago Silva de Sousa, José Carlos Gomes dos Anjos

160-180