O RACISMO AMBIENTAL NA METRÓPOLE PAULISTANA: ENTRE OS BECOS E VIELAS DE SÃO PAULO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diante da atual crise socioambiental vivida no mundo agravada pelas mudanças climáticas, é imprescindível focar nosso olhar para as populações mais vulnerabilizadas, pensar alternativas de planejamentos mais justos, identificando onde há necessidade urgente dessa atuação. Para tanto, buscamos demonstrar como o meio ambiente degradado e as piores condições de vida estão determinado aos pobres, negros e moradores de periferias da cidade de São Paulo. Utilizando dados do Censo (2010), do Mapa da Desigualdade (2020) e de material jornalístico, levantamos o debate sobre o Racismo Ambiental e as incoerências e complexidades da metrópole paulistana.
Detalhes do artigo
Como Citar
Sanches Baptista, A. C., & de Oliveira Santos, I. P. (2022). O RACISMO AMBIENTAL NA METRÓPOLE PAULISTANA: ENTRE OS BECOS E VIELAS DE SÃO PAULO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(Ed. Especi), 141–159. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1352
Seção
Caderno Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).