Prezadas/os Leitoras/es,
É com imensa satisfação que essa editoria apresenta o novo número da Revista da ABPN – Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, o Caderno Temático "RACISMO AMBIENTAL E RE-EXISTÊNCIA DE TERRITÓRIOS NEGROS EM TODO O MUNDO", v. 14 n. Ed. Especial – junho 2022.
Este número, teve como objetivo discutir: 1) como o racismo ambiental se sobrepõe a outras questões que afetam as populações negras; 2) como gênero, sexualidade, classe, país de origem ou outros aspectos da identidade da população contribuem para a exposição e resultados diferenciados; e 3) quais estratégias (incluindo abordagens populares, comunitárias e territoriais) estão sendo usados para resistência e resiliência contra o racismo ambiental.
Os manuscritos podem enfocaram no ambiente natural ou construído e seu impacto na saúde e no bem-estar das populações negras no século XXI, encorajando perspectivas críticas, interdisciplinares, intersetoriais e internacionais sobre este tópico.
O Caderno Temático "RACISMO AMBIENTAL E RE-EXISTÊNCIA DE TERRITÓRIOS EM TODO O MUNDO", foi estruturado da seguinte forma:
Diálogo 01: O racismo ambiental diante da escala racial da transição climática
- RACISMO AMBIENTAL E GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM POSSÍVEL?
- RACISMO AMBIENTAL, NAVIOS DE LIXO E QUARTO DE DESPEJO: A GEOPOLÍTICA NEOCOLONIAL AMBIENTALMENTE TÓXICA DO DESCARTE DE RESÍDUOS NOS PAÍSES “LIXEIRAS DO MUNDO”
Diálogo 02: Direitos territoriais violados pelo racismo ambiental
- A RELAÇÃO HUMANO-NATUREZA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MANOEL CIRIACO DOS SANTOS: RACISMO AMBIENTAL E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA
- RACISMO AMBIENTAL NO ACESSO AO SERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
- A TERRITORIALIZAÇÃO DO RACISMO AMBIENTAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE SEABRA – BAHIA
Diálogo 03: O racismo ambiental como criminalização dos territórios do “Outro”
- A PERSPECTIVA RACIAL DO RACISMO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DO CONCEITO NO BRASIL E A POPULAÇÃO SACRIFICADA NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO
- O RACISMO AMBIENTAL NA METRÓPOLE PAULISTANA: ENTRE OS BECOS E VIELAS DE SÃO PAULO
- CORPOS INDIGNOS: EXPERIMENTOS DE RACIALIZAÇÃO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS PELO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL BRASILEIRO
Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, ao Conselho Editorial, ao Conselho Consultivo, à Diretoria, aos organizadores/as do presente caderno temático e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação desse número e que tornaram factível sua continuidade. Boa leitura!
Modupé!
Publicado: 2022-06-30