RACISMO AMBIENTAL, NAVIOS DE LIXO E QUARTO DE DESPEJO: A GEOPOLÍTICA NEOCOLONIAL AMBIENTALMENTE TÓXICA DO DESCARTE DE RESÍDUOS NOS PAÍSES “LIXEIRAS DO MUNDO”
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Há décadas, os países de alta renda despejam seus resíduos perigosos nos demais países. No entanto, as análises costumam ignorar o fator racial e colonial disso. Por isso, esse artigo busca refletir sobre o racismo ambiental como geopolítica ambiental mundial do capitalismo neocolonial ambientalmente tóxico presente no descarte do lixo europeu e estadunidense na África, Ásia e América Latina. Por fim, considera-se a negação de direitos humanos nessa geopolítica que produz quartos de despejo.
Detalhes do artigo
Como Citar
Jesus, V. de. (2022). RACISMO AMBIENTAL, NAVIOS DE LIXO E QUARTO DE DESPEJO: A GEOPOLÍTICA NEOCOLONIAL AMBIENTALMENTE TÓXICA DO DESCARTE DE RESÍDUOS NOS PAÍSES “LIXEIRAS DO MUNDO”. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(Ed. Especi), 25–51. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1329
Seção
Caderno Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).