RACISMO AMBIENTAL NO ACESSO AO SERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Conteúdo do artigo principal

Thiago Assunção dos Santos
Luiz Roberto Santos Moraes

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo abordar a desigualdade racial nas questões do acesso ao serviço público de abastecimento de água da população negra do bairro Rua Nova, em Feira de Santana-Bahia e analisa-lo a partir do racismo ambiental. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa com técnicas de pesquisa definidas de forma a atender sua problemática, bem como atingir seus objetivos. Para tanto, foram realizados levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas, Observação Participante e análise dos dados coletados. Os argumentos apresentados pelos moradores do bairro sobre a prestação do serviço público de abastecimento de água corroboram para a diferenciação das condições de tratamento da empresa pública com a população pobre e de maioria negra. Foi evidenciado o racismo ambiental na Rua Nova em relação ao acesso do serviço público de abastecimento de água, ao revelar a percepção dos moradores quanto às atitudes tomadas pela estatal que deve oferecer um serviço de qualidade e sem discriminação.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos, T. A., & Moraes, L. R. S. (2022). RACISMO AMBIENTAL NO ACESSO AO SERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(Ed. Especi), 73–94. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1336
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Luiz Roberto Santos Moraes, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (1973), com especialização em Engenharia Sanitária e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Engenharia Sanitária pela Delft University of Technology-NE (1977) e doutorado em Saúde Ambiental pela University of London-UK (1996). Fez estágio pós-doutoral em Gestão de Saneamento Básico na Universidade do Minho-PT (2005), em Saneamento Ambiental e Saúde na Universitat de Barcelona-ES (2013-2014) e na Universidade de Lisboa-PT (2021), em Política e Gestão de Resíduos Sólidos no Instituto Politécnico de Viana do Castelo-PT (2017) e em PPP de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário na Universidade da Beira Interior-PT (2019-2020). Professor Titular em Saneamento (aposentado) e Participante Especial (voluntário de 2011-2021) do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento-MAASA da Escola Politécnica, do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho-PPgSAT da Faculdade de Medicina da Bahia e da Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia-RAU+E da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Foi editor da Revista Eletrônica Gestão e Tecnologias Ambientais-GESTA, da UFBA, UFRB, UEFS, UCoimbra-PT e UMinho-PT (2013-2020), membro atual de seu Conselho Consultivo, membro do Conselho Editorial Científico da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-ABES e da Revista Engenharia Civil/Civil Engineering da UMinho-PT. Um dos fundadores do Grupo Ambientalista da Bahia-GAMBÁ (1982). Tem trabalhado na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Saneamento Ambiental, principalmente, nos campos do saneamento ambiental, saúde ambiental e política, gestão e planejamento de saneamento básico.