APRESENTAÇÃO DO CADERNO TEMÁTICO: "RACISMO AMBIENTAL E RE-EXISTÊNCIA DE TERRITÓRIOS NEGROSEM TODO O MUNDO"

Conteúdo do artigo principal

Diosmar Marcelino de Santana Filho
Sandra Manuel
Nicéa Quintino Amauro
Gabriela Leandro Pereira
Courtney G. Woods

Resumo

Para as/os confluentes da transição humanitária global.


 


A edição especial do “Caderno Temático Racismo Ambiental e Resiliência de Comunidades Negras em todo o Mundo" dar-se num momento importante de amadurecimento dos debates sobre os impactos do racismo ambiental nos territórios humanos racializados em escala global.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santana Filho, D. M. de, Manuel, S., Amauro, N. Q., Pereira, G. L., & Woods, C. G. (2022). APRESENTAÇÃO DO CADERNO TEMÁTICO: "RACISMO AMBIENTAL E RE-EXISTÊNCIA DE TERRITÓRIOS NEGROSEM TODO O MUNDO". Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(Ed. Especi), 4–8. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1408
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Diosmar Marcelino de Santana Filho, Universidade Federal Fluminense

Geógrafo. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal Fluminense (PÓSGEO/UFF). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - área de concentração: Análise do Espaço Geográfico. Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Pesquisador Associado a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Professor e coordenador acadêmico da Especialização Lato Sensu Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais e da Especialização Lato Sensu Direitos Humanos e Contemporaneidade - UFBA/UAB/CAPES (2017-2020). Tem vínculo CNPq com o Grupo de Pesquisa - Historicidade do Estado, Direito e Direitos Humanos(GPhEDDH-UFBA). Exerceu cargos públicos de assessor e coordenador para povos e comunidades tradicionais no Estado da Bahia, nas áreas de gestão das águas, desenvolvimento social e promoção da igualdade racial (2007-2015). Foi consultor nacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para a regulamentação da Consulta Prévia da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Consultor especializado em análise socioespacial para regularização fundiária de Territórios Quilombolas. Coordenou o projeto piloto Mudanças Climáticas em face do Reconhecimento dos Territórios Negros (2020-2021), parceria da ABPN e o Instituto de Clima e Sociedade (ISC). Pesquisador e coordenador do projeto "Amazônia Legal Urbana - Análises socioespaciais de Mudanças Climáticas", pesquisa financiada pelo ICS (2020/2022). Autor do livro "A Geopolítica do Estado e o Território Quilombola no século XXI", Paco Editorial, 2018. Documentários: direção do DOC "IGI OBA NILE - Memórias de Mãe Raidalva", 66 min. N5 Filmes, 2014. Autor e direção do DOC "TERRAS QUE LIBERTAM - histórias dos Cupertinos", 52 min. Ajayô Filmes, 2021. Áreas de conhecimento: Geopolítica, Território, Desigualdade Racial, Território Quilombola, Política Pública, Mudanças Climáticas, Cooperação Sul-Sul e Mapeamento Territorial.