PERSPECTIVAS TRANSNACIONAIS DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo é um ensaio com dados parciais de pesquisa em andamento cujo objetivo é mapear o debate teórico sobre a questão da diversidade étnico-racial e cultural em diferentes contextos nacionais. Metodologicamente o artigo apresenta um levantamento sobre o lugar da diversidade cultural no campo da formação de professores de forma articulada entre Brasil, França e EUA. Tal debate apresenta-se como dimensão fundamental em virtude das novas configurações que tornam as análises em termos nacionais obsoletas. Desse modo, espaços nacionais que vivenciaram suas configurações de nação como colonizador ou colonizado veem recrudescer os conflitos em torno das populações refugiadas e em situação de migração que desafiam a lógica da identidade nacional que balizou a formação dessas nações. Os desafios contemporâneos situam-se nos modos de governamento e de convivência nesses espaços. Assim, cabe reposicionar o debate em torno do lugar da cultura e do pertencimento étnico-racial nos processos educacionais.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).