PERSPECTIVAS TRANSNACIONAIS DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Tatiane Consentino Rodrigues
Ivanilda Amado Cardoso
Flavia Francchini

Resumo

Este artigo é um ensaio com dados parciais de pesquisa em andamento cujo objetivo é mapear o debate teórico sobre a questão da diversidade étnico-racial e cultural em diferentes contextos nacionais. Metodologicamente o artigo apresenta um levantamento sobre o lugar da diversidade cultural no campo da formação de professores de forma articulada entre Brasil, França e EUA.  Tal debate apresenta-se como dimensão fundamental em virtude das novas configurações que tornam as análises em termos nacionais obsoletas. Desse modo, espaços nacionais que vivenciaram suas configurações de nação como colonizador ou colonizado veem recrudescer os conflitos em torno das populações refugiadas e em situação de migração que desafiam a lógica da identidade nacional que balizou a formação dessas nações. Os desafios contemporâneos situam-se nos modos de governamento e de convivência nesses espaços. Assim, cabe reposicionar o debate em torno do lugar da cultura e do pertencimento étnico-racial nos processos educacionais.

Detalhes do artigo

Como Citar
Consentino Rodrigues, T., Amado Cardoso, I., & Francchini, F. (2020). PERSPECTIVAS TRANSNACIONAIS DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E CULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(32), 68–96. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/882
Seção
Dossiê Temático