RELAÇÕES AFRODIASPÓRICAS ENTRE LÍNGUAS E TRADIÇÕES BANTU A RESISTÊNCIA COMO SÍMBOLO

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Débora Cristina de Araujo
Cesario Lopes Manuel Nunes Lino
Vitor Amorim dos Reis

Resumo

Compreendendo a língua e a cultura como marcas de encontros afrodiaspóricos, este artigo reúne reflexões oriundas de lugares geograficamente distantes mas que mantêm aproximações históricas: Moçambique, no continente africano e, no Brasil, o estado do Espírito Santo. São dados provenientes de duas pesquisas de mestrado em andamento, sendo uma sobre Moçambique, cujo foco são as políticas educacionais para a difusão da educação bilingue (línguas bantu e portuguesa) e outra sobre a tradição do Ticumbi (Baile de Congo) no estado do Espírito Santo e suas marcas afrodiaspóricas. Por meio da revisão bibliográfica, os estudos captados nos levantamentos acenam a luta pela preservação e expansão das línguas bantu na educação formal moçambicana e a resistência cultural do Ticumbi como tradição afro-brasileira.

Detalhes do artigo

Como Citar
Araujo, D. C. de, Lino, C. L. M. N., & Reis, V. A. dos. (2024). RELAÇÕES AFRODIASPÓRICAS ENTRE LÍNGUAS E TRADIÇÕES BANTU : A RESISTÊNCIA COMO SÍMBOLO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 18(46). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1778
Seção
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Biografia do Autor

Débora Cristina de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Letras - Português/Inglês (2003) pela Universidade do Estado do Paraná, Campus de Paranavaí. Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos da Ufes. Coordena o LitERÊtura - Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias. Realiza pesquisas nas áreas de literatura infantil e juvenil; educação e relações étnico-raciais; educação e diversidade; práticas pedagógicas; Análise Crítica do Discurso. 

Cesario Lopes Manuel Nunes Lino, Universidade Federal do Espírito Santo / Universidade Eduardo Mondlane

Graduado em Ensino de Linguas Bantu pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil).

Vitor Amorim dos Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestrando em Educação pelo Programa de P´ós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo