A QUÍMICA NOS CABELOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO CTS VISANDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

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Marcia Narcizo Borges
Jéssica Félix de Lemos

Resumo

Durante a adolescência, a estética tem papel significativo e os cabelos são um ponto chave, pois carregam toda uma simbologia de cunho histórico, político e social. Apoiado na teoria de Paulo Freire, de uma educação emancipatória e crítica, no uso de temas geradores e abordagem CTS, desenvolveu-se uma proposta didática para uma turma de 3ª série do Ensino Médio. Nela, debateu-se sobre padrões estéticos e pré-conceitos relacionados aos diferentes tipos de cabelo e introduziu-se o conteúdo de polímeros. Com o projeto, percebeu-se que com o tema “cabelos” foi possível aumentar a participação dos alunos na aula, aproximar o conteúdo de Química com um tema cotidiano dos educandos e desenvolver uma postura mais crítica em relação às implicações que a Química e a Tecnologia tem com a sociedade de consumo que perpetua o racismo institucional.

Detalhes do artigo

Como Citar
Borges, M. N., & Félix de Lemos, J. (2019). A QUÍMICA NOS CABELOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO CTS VISANDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 128–149. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/811
Seção
Caderno Temático