MASCULINIDADES, RACISMO E O DESAFIO DE CORPOS NEGROS NA ESCOLA: NARRATIVAS DE HOMENS NEGROS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, apresento relatos de três homens negros moradores da cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense sobre suas experiências de gênero e raça no cotidiano escolar. Procuramos conhecer qual era o significado da escola para esses homens e suas percepções acerca de situações de racismo vivenciadas nesse lugar. Em seguida, analisamos como a escola reforça a construção das masculinidades e do racismo desafiando a trajetória escolar de meninos e jovens negros. Consideramos que os corpos brancos são marcadores de privilégios e desejáveis na escola fortalecendo as desigualdades e legitimando expectativas mais baixas para os meninos negros.
Detalhes do artigo
Como Citar
MARCELINO, S. R. D. S. (2019). MASCULINIDADES, RACISMO E O DESAFIO DE CORPOS NEGROS NA ESCOLA: NARRATIVAS DE HOMENS NEGROS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(30). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/804
Seção
Dossiê Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).