ACESSO DE NEGRAS E NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO

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Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
Edmilson Antonio Pereira Junior
Francisco Ângelo Coutinho
Juliano Gonçalves Pereira

Resumo

Este artigo analisa o acesso à pós-graduação de indivíduos de ambos os sexos pertencentes ao grupo étnico-racial classificado como negros e os compara ao de brancos. Os dados abrangentes sobre a realidade encontrada no país, em relação à presença ou não de negros e de negras na pós-graduação, foram extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), desenvolvida pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). É apresentada a fundamentação teórica direcionada à inserção de negras e de negros no nível mais alto de escolaridade: a pós-graduação. Foram investigados o nível de escolarização da população brasileira, em 2004 e 2013, e o acesso de negros e de brancos à pós-graduação no país. Em ambas as análises, foi feita a comparação entre o grupo de negros e o de brancos.

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Como Citar
Gonçalves, L. A. O., Junior, E. A. P., Coutinho, F. Ângelo, & Pereira, J. G. (2019). ACESSO DE NEGRAS E NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 176–206. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/689
Seção
Caderno Temático