A ANÁLISE DO MULTICULTURALISMO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA COSMOGONIA IORUBÁ NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E ASTRONOMIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A inserção de preceitos multiculturalistas no ensino permitem superar a ruptura epistemológica entre a ciência e outros saberes gerados no contexto de culturas específicas. Neste trabalho o objetivo foi analisar a abordagem multicultural do currículo e do Caderno do Professor de Ciências do Estado de São Paulo. Concluiu-se que embora o material analisado apresente uma abordagem multicultural, é notória a ausência de referências da cultura negra. Portanto, foi sugerido a inclusão de textos relacionados aos mitos dos orixás como forma de inserção da cultura iorubá, um dos grupos étnicos de cultura negra que contribuíram para a formação do povo brasileiro, nos temas de biologia e astronomia. Dessa forma, além de inserir a cultura africana subsaariana e afro-brasileira nas abordagens multiculturais, abre-se uma oportunidade de discussão na disciplina de Ciências de temas relacionados à intolerância às religiões de matriz africana.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).