A ANÁLISE DO MULTICULTURALISMO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA COSMOGONIA IORUBÁ NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E ASTRONOMIA

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Caio Ricardo Faiad da Silva
Alexandre Araújo de Souza
Cátia Cristina Bocaiuva Maringolo
Vagner Gonçalves da Silva

Resumo

A inserção de preceitos multiculturalistas no ensino permitem superar a ruptura epistemológica entre a ciência e outros saberes gerados no contexto de culturas específicas. Neste trabalho o objetivo foi analisar a abordagem multicultural do currículo e do Caderno do Professor de Ciências do Estado de São Paulo. Concluiu-se que embora o material analisado apresente uma abordagem multicultural, é notória a ausência de referências da cultura negra. Portanto, foi sugerido a inclusão de textos relacionados aos mitos dos orixás como forma de inserção da cultura iorubá, um dos grupos étnicos de cultura negra que contribuíram para a formação do povo brasileiro, nos temas de biologia e astronomia. Dessa forma, além de inserir a cultura africana subsaariana e afro-brasileira nas abordagens multiculturais, abre-se uma oportunidade de discussão na disciplina de Ciências de temas relacionados à intolerância às religiões de matriz africana.

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Como Citar
Faiad da Silva, C. R., Souza, A. A. de, Maringolo, C. C. B., & Silva, V. G. da. (2018). A ANÁLISE DO MULTICULTURALISMO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA COSMOGONIA IORUBÁ NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E ASTRONOMIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 381–408. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/465
Seção
Caderno Temático