EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO E ALGUMAS EXPERIÊNCIAS

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Georgina Helena Lima Nunes

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a historicidade das lutas por direito à educação específica para quilombos que é vinculada à reivindicação histórica por regularização fundiária do território. Reúne também, algumas experiências que articulam pesquisa, ensino e extensão e que foram realizadas, principalmente, na região sul do Brasil. Tais vivências  remetem a discussões acerca de  concepção de escola, currículo, formação docente e produção de material didático específico  para quilombos  situadas  na imprescindível análise das densas relações étnico-raciais brasileiras e das concepções  de  territorialidades quilombola.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nunes, G. H. L. (2016). EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO E ALGUMAS EXPERIÊNCIAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(18), 107–131. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/45
Seção
Dossiê Temático